terça-feira, 10 de junho de 2014

Algas Petecas

   

   Eu tive um problema de algas petecas. Como eu ouvi dizer que esse tipo de alga é difícil de ser controlado, tentei resolver o problema pois elas estavam se alastrando por todo aquário, nas plantas, pedras e toco de aroeira.
  Pesquisei e encontrei um bom artigo no site Aquarismo Online. Segui alguns tópicos , tentando resolver de um modo mais natural possível. Não consegui eliminá-las completamente, mas sim controlá-las bem,  pelo menos para não se espalhar por todo o aquário novamente.
  Vou colocar o link, caso alguém esteja com o mesmo problema e procurando resolvê-lo.





segunda-feira, 21 de abril de 2014

Foto do Aquário Plantado

Meu aquário plantado.



















   Como eu disse em post anterior, resolvi mostrar hoje como está a formação do meu aquário plantado. Tenho muitas dúvidas ainda, mas vou seguindo... Estou gostando do resultado. 

    Estou testando uma nova receita de CO2 caseiro diferente daquela do vídeo que eu fiz. Se der certo eu volto a comentar sobre isso.
    Na foto eu coloquei os nomes das 8 plantas aquáticas que eu já coloquei nele.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Stress nos peixes.



Um peixe perturbado não "age normalmente" (de acordo com a espécie do peixe).
Ao fim de ter peixes durante umas semanas, verá como cada espécie se comporta de maneira característica (por isso é divertido ter peixes!). Alguns peixes tendem a ficar sempre junto à superfície, outros sempre no fundo. Alguns peixes nadam constantemente, outros ficam apenas num sítio.
Desvios à norma normalmente indicam stress.


Sintomas comuns de stress nos peixes

     - O peixe fica à superfície tentando respirar, indicando que tem problemas  em arranjar oxigênio suficiente (a concentração de oxigênio dissolvido é maior à superfície da água). Causas possíveis incluem baixa concentração de oxigênio devido à fraca circulação da água, toxinas que tenham destruído as suas guelras, altos níveis de amônia ou nitritos, etc.
   
 - O peixe não come, ou não come tão agressivamente como o fazia.
  
   - O peixe permanece escondido continuamente e não sai para onde possa ser visto. Causas prováveis: peixes agressivos, cobertura insuficiente para fazer o peixe sentir-se seguro enquanto nada.

      - O peixe tem as barbatanas danificadas, feridas abertas que não se curam. Causas possíveis: o peixe é vítima de agressões. Normalmente, pequenas falhas e cortes curam-se rapidamente. Caso contrário, os níveis de stress podem suprimir o sistema imunitário do peixe.
   
   - O peixe tem doenças (parasitas, fungos, etc.) É claro que a doença em si é o maior problema. Mas na maioria dos casos, o sistema imunitário de um peixe saudável trata de o livrar de doenças em primeiro lugar. Assim, adoecer é um sinal de que o peixe está num estado de stress (ou esteve recentemente).

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Novo Começo

     Depois de um tempo, volto aos meus aquários. Fiquei só cuidando deles nos últimos tempos e agora resolvi fazer umas mudanças. 
     Quando montamos o aquário 2, já tinha intenção de colocar várias plantas aquáticas nele e transformá-lo em um jardim. Aí coloquei 3 peixes e não deu muito certo porque os barbos ficavam beliscando as plantas e por serem muito ativos eles esbarravam nas folhas, soltando-as do caule. Então eu não conseguia nunca deixá-las bonitas, por isso resolvi retirar os peixes e colocar no meu outro aquário, deixando o aquário 2  só com plantas. Talvez assim elas fiquem mais bonitas e se desenvolvam melhor. Vou estudar um jeito de proporcionar os nutrientes que elas precisam e assim vou aprendendo mais um pouquinho.

Planta de aquário: Rotala rotundifolia
    
                (Rotala Rotundifolia)


     Hoje comprei mais uma nova planta para colocar nele. Parece que ela tem uma cor nas pontas. Estou colocando as maiores atrás e as menores na frente. Todas as outras que já estão lá são verdes e eu queria uma com uma coloração para dar contraste. Não entendo muito disso não, é pura intuição mesmo. Depois eu escrevo ou fotografo se der certo.